Desperdiçando a Verba de Promoção em Midia (Anti-)Social

Não adianta, despejar um caminhão de dinheiro na agência de publicidade para criar uma campanha web 2.0 não é garantia de sucesso. O uso incorreto e artificial das ferramentas de mídia social produzem o efeito inverso do desejado e é desperdício de verba.

A proximidade do GP Brasil 2008 de Fórmula 1 fez as duas gigantes fabricantes de processadores lançarem ações promocionais de peso. É interessante ver como os players de uma mesma indústria adotam estratégias tão distintas.

amd x intel

A AMD, patrocinadora da equipe Ferrari, adotou uma postura conservadora e, em parceria com o Submarino, está SORTEANDO uma viagem (com acompanhante) para Maranello para conhecer a fábrica da Ferrari.

A Intel, patrocinadora da equipe BMW Sauber de F1, lançou uma corrida virtual, onde os três primeiros COMPETIDORES ganham um notebook cada e mais uma penca de gente atrás ganha bonés e camisetas.

A AMD faz o feijão-com-arroz das ações promocionais: cada “X” Reais em compras (em uma das principais loja da internet) vale um cupom para o sorteio. A Intel criou uma rede social própria para atrair a audiência, uma modalidade de ação promocional para qual ainda não existe uma receita de bolo – mas já conta com vários exemplos de fracassos. São focos diferentes – uma quer alavancar as vendas, a outra fortalecer a lembrança da marca – mas com o mesmo objetivo de crescer no mercado. Eu postei ambas promoções no blogue F1Review por estarem ligadas ao tema, ao nicho daquela audiência e ao seu core business. Veja a seguir porque, na minha opinião, a AMD dá uma lavada na Intel ao tentar falar com esse segmento.

AMD 1 x 0 Intel

Na modalidade SORTEIO quem ganha teve sorte, os demais apenas lamentam a “má-sorte” e seguem a vida. Na modalidade COMPETIÇÃO existe um(ns) vencedor(es) e os outros são todos perdedores e saem frustrados.

AMD 1 x -5 Intel

A intel reinventa a roda no Virtual Global Race (aka VGR) criando uma rede social com elementos toscos e capengas, onde a única tentativa de integração com o mundo é um widget de status compatível com diversas redes e blogues. Ah, tem um mashup, é do Face in Hole, para colocar a sua foto na cara no piloto Robert Kubica. Tem um leitor de feeds RSS que só mosta um post por vez e apenas um parágrafo dele, para ler inteiro vai ter que ir ler lá na fonte mesmo, não tem jeito. A principal modalidade de pontuação é convidar seus amigos a se cadastrarem no site, a ferramenta é o velho formulário de 10 nomes/e-mail, mas depois de cadastrados os amigos não têm relacionamento social algum. O site diz que tem tweeter e um canal no Blogblogs, mas como as notícias da home estavam desatualizadas há muitos dias eu nem me dei ao trabalho de pesquisar isso.

AMD 2 x –7 Intel

O período de aquisição de cupons para o sorteio no Submarino é curto, a mensagem é clara: compre logo e ganhe, oportunidade única. E que abrange não apenas os apreciadores do esporte, mas TODOS os consumidores da loja. “Vendido” como um game, o VGR ficou 15 dias criando uma expectativa para uma corrida virtual que na verdade é uma gincana, onde o objetivo é acumular pontos através de quiz e cadastro de amigos; as somas completam etapas que estão divididas por 30 dias. Haja amigos para convidar, hein? Se a chamada já era segmentativa, a ação é mais restritiva ainda.

AMD 2 x –10 Intel

Para criar um buzz a Intel recorreu aos posts patrocinados em diversos blogs, que seria o ideal não fosse a replicação do release. Qual deles teria coragem agora que o evento começou de dizer que “a sensacional corrida virtual da Intel BMW F1” não é bem uma corrida…

Veja bem que o placar está a favor da AMD porque a Intel está fazendo tudo errado. O retorno do investimento da AMD será o planejado e previsível e é complementar ao master plan da empresa. A Intel quis inovar mas pecou ao reinventar a roda e repetir erros já conhecidos, há uma grande dissonância entre o objetivo da marca e a prática da gincana. Se for possível comparar, a Intel está correndo com a mangueira pendurada e arrastando seus mecânicos pelo caminho, hehehe…

Obrigado pela sua colaboração