A exploração coletiva chamada crowdsourcing

O crowdsourcing é a mobilização da massa para a criação de produtos ou solução de problemas, cuja colaboração é geralmente feita de forma voluntária, o sistema Linux e a Wikipédia são exemplos disso. Mas tem empresas inescrupulosas usando essa poderosa ferramenta para explorar a galera.

crowdsourcing

Quem não gosta de uma promoção na internet, hein? E há de todo tipo, pode-se tentar ganhar de tudo, bicicleta, camiseta, livros, DVD, ingressos e até CD!, acredite, tem neguinho fazendo questão de ganhar CD no reino do MP3. E estes são os espelhinhos e miçangas que os publicitários-colonizadores estão usando para escravizar a mão de obra na internet, fazendo-nos criar frases criativas para alimentar seus departamentos de criação.

Uma promoção honesta é aquela que fala “se cadastre e concorra ao sorteio”, simples assim. Sinto o cheiro de picaretagem quando leio “faça uma frase criativa…”, muitas vezes não fazem sentido ao contexto da marca e as participações nunca são reveladas ao público. Dependendo da marca promotora ou do produto sorteado a adesão é gigantesca, é a massa fazendo o brainstorm para a agência, que vai gerar a próxima campanha e que desta vez não virá pegar seus neurônios, mas seu dinheiro.

Declare sua paixão, mostre sua família consumindo, qual suas férias ideais, do que você gosta, o que você faria para seu namorado/filho/mãe/sogra/pet, mande fotos/vídeos, crie frases criativas, crie frases criativas e crie frases criativas. Vamos alimentar esse gigantesco banco de dados de idéias coletivas para tudo que dissermos ser usado contra nós mesmos nos “tribunais” do mercado.

Mas tem gente que valoriza a colaboração e premia, mesmo que simbolicamente, a participação da massa, com o site de receitas Tudo Gostoso, por exemplo. Grave um vídeo fazendo uma receita do site, suba para o Youtube e ganhe uma caneca deles. Não é sorteio, criou conteúdo é recompensado. Ponto para a No Zebra Networks.

1 comentários:

Clique aqui para comentários
18 de setembro de 2009 08:07 ×

Realmente o crowdsourcing é algo que, ao meu ver, veio para ficar.
Posso dar claramente um exemplo desse "novo termo". Precisava de um logo e tinha um orçamento apertado, me disseram para tentar o crowdsourcing e foi algo que para mim funcionou. No meu caso foi relacionado a desenho gráfico e recorri ao GuerraCreativa. Valeu a pena.

Parabéns Ana Lucia dapat PERTAMAX...! Silahkan antri di pom terdekat heheheh...
Responder
avatar
autor
Obrigado pela sua colaboração