O segredo da EXCELência

A planilha eletrônica é a mais poderosa ferramenta de quem trabalha com computador. O programa mais usado no ambiente corporativo é um verdadeiro faz-tudo, vai de simples cálculos à acesso a banco de dados, além consultas web e até apresentações tipo PowerPoint. Apesar do acesso democrático, o aprendizado é empírico e os conhecimentos são transmitidos de geração em geração de trabalhadores e não é disciplina regular em nenhum currículo. Infelizmente.

excel_logo Hoje cerca de 80% dos e-mails corporativos transportam uma planilha (aka documento Excel) anexado – a proporção já foi menor quando a pornografia não era tão combatida, hehehe. São relatórios, formulários ou simplesmente dados compilados manuseados por uma horda de analfabetos digitais funcionais, que se devidamente treinados e orientados aumentariam consideravelmente a produtividade das empresas.

O problema enfrentado no trabalho em planilhas eletrônicas tem raiz no ensino formal, pois o domínio básico das funções matemáticas é suficiente para o uso eficiente do aplicativo e você ser considerado um mestre entre seus pares. Por incrível que pareça, saber somar, dividir e apertar a tecla F1 é vantagem competitiva dentro de uma grande empresa.

Pensando nisso, e também por causa das consultas que ainda recebo de meus ex-companheiros do mundo corporativo, eu estou editando um blogue de dicas práticas de uso do Excel chamado Pasta1xls. Nele irei compartilhar algumas das preciosas dicas que acumulei no decorrer da última década trabalhando com desenvolvimento de relatórios, acesso AD HOC a banco de dados SQL e até produção de páginas web para intranets. De quebra ainda disponibilizarei as vídeo-aulas de um curso produzido e disponibilizado por um bom samaritano chamado Tio Lino, ensinando o básico sobre planilhas desde a abertura do programa, sensacional!

Bem, o blogue começa do zero e a sua produção concorre este e com o F1Review, por isso sugiro que você assine as atualizações por e-mail e quem sabe em breve você não recebe uma solução para um problema do seu dia-dia?

Obrigado pela sua colaboração