Tropicalizando o conceito da Hierarquia de Marketing nas Mídias Sociais

Seguindo a dica do Carlos Merigo no Brainstorm#9 de um blog espanhol que compartilha e-books de marketing, publicidade, comunicação e internet eu li o “LET’S TALK – Social Media For Small Business”.

Este livro me veio em momento muito oportuno e me ajudou a estruturar alguns raciocínios que estavam dispersos. É muito bom DESDE QUE os seus “capítulos” sejam tratados como tópicos distintos e não uma sequência lógica de valores que o autor propõe. John Jantsch propõe o conceito da pirâmide da Hierarquia do Marketing (na Mídia) Social:

hierarquia do marketing das mídias sociais

Na base da pirâmide estão os blogues, o sistema básico das mídias sociais; na evolução, o indivíduo agrega conteúdo, filtra interesses e automatiza conhecimento através do RSS; depois passa a compartilhar informação, monitorar o mercado e gerar valor na comunidade através de sites como o Delicious; as redes sociais estão numa escala mais alta, representando grandes trocas de interesses e relações vantajosas para todos, e no topo a microblogagem do Twitter representa o nirvana da mídia social.

Teoria linda lá na terra do Obama, na hora que a gente tropicaliza esse conceito o Orkut já derruba essa pirâmide. Primeiro porque os ‘nossos’ orkuteiros tem comportamento bem distinto dos usuários do Facebook usados no livro como exemplo e em segundo lugar que o Orkut é o entry level dos brasileiros e a grande maioria dos seus usuários não o enxerga como ferramenta de geração de conteúdo e conhecimento.

RSS? É grego. E, acima de tudo, temos um grande vácuo de social bookmarking em português. O twitter é elitizado mesmo. Quem sabe agora que o assunto será tratado em Caminhos da Índia os blogues não virem moda de novela e ganhem mais importância?

Em inglês é uma bela pirâmide, tem até chance de virar acadêmica, mas em português pt-BR ela vira ruína grega. Mesmo assim vale a leitura pois contém dicas de como usar tudo isso como ferramenta de business, que é o que realmente interessa, certo?

Obrigado pela sua colaboração