Como trocar o reparo da válvula Hydra

É a coisa mais simples do mundo - quando a gente sabe como funciona. Depois de perder uma tarde fugindo da exploração de encanadores e buscas de informações incompletas na web eu resolvi compartilhar a minha experiência.

Para consertar uma válvula de descarga de vaso sanitário basta seguir esse diagrama (clique para ampliar):

troca reparo válvula Hydra

É só comprar o reparo completo, desparafusar o parafuso acionador, tirar todo o miolo defeituoso da válvula e encaixar o novo, pronto! Perdi um tempão entre o início do problema e a solução final, mas economizei uma grana preta, o encanador que contatei queria uma fortuna para fazer isso:

Pois é, o cara em vez de fazer clientela com um servicinho tão simples preferiu garantir o dia em 5 minutos e no fim não ganhou nada… É assim que você faz negócios também?

59 comentários

Clique aqui para comentários
1 de abril de 2009 07:49 ×

Bom post ! garantiu meu dia aqui e seu tinha alguma dúvida que era simples agora não tenho nenhuma.

Abraço,

Chris

Responder
avatar
autor
1 de abril de 2009 13:47 ×

Obrigado Chris.
O que me deixa chateado é que tem gente que cobra caro para fazer isso, dá para ver no vídeo que o trabalho é ridículo!
Se eu fosse encanador usaria esse tipo de seviço como cartão de visita para ganhar clientes.

Responder
avatar
autor
28 de abril de 2009 22:41 ×

Romário,

Vim agradecer a existencia do blog,
resolveu meu problema na hora certa.
Parabéns pela iniciativa!

Muito obrigado


Luis Henrique - São Paulo/SP

Responder
avatar
autor
2 de maio de 2009 09:57 ×

eu também aproveito para agradecer a informação posatada no seu blog. Foi muito util. Obrigado. Abraço.
Hector

Responder
avatar
autor
23 de julho de 2009 11:51 ×

Muito obrigado pela "aula". Vou trocar a válvula do banheiro social da minha casa. Quem sabe a "patroa" fica feliz e retribui com muito carinho. kkk

Um abraço, Radovanovich

Responder
avatar
autor
23 de julho de 2009 11:56 ×

Valeu pela aula. Vou economizar uma grana e ainda ganhar uns pontos positivos com a patroa.

Uma abraço, Ademilson.

Responder
avatar
autor
14 de agosto de 2009 10:20 ×

Achei 10 romario...valeu..vou economizar tambem...um abraco

Responder
avatar
autor
14 de agosto de 2009 10:26 ×

Romario

vc sabe como trocar um soquete de lampada sem desligar a luz ?
Vera

Responder
avatar
autor
14 de agosto de 2009 10:32 ×

Humm... aí é arriscado, nesse caso é melhor chamar um eletricista mesmo. Com hidráulica o risco é apenas se molhar, já com eletricidade é melhor não brincar.

Responder
avatar
autor
18 de agosto de 2009 18:59 ×

Olá gostaria de parabenizar seu blog! voce esta defamando uma profição,como qualquer outra tenha que existir um certo respeito! Eu nao sou encanador.sou vendedor de eletros so achei seu assunto em relação ao encanador um pouco esagerado.ok amigo ninguem fica rico trocando reparos,mas vc pode se dar mal com fazamentos!!

Responder
avatar
autor
18 de agosto de 2009 22:07 ×

Claro, Cristiano, moro em imóvel com certa idade e estou sujeito sim a todo tipo problemas hidráulicos.
Mas se você prestar atenção no meu texto verá que eu considerei um abuso o valor que me cobraram para fazer um trabalho bem simples e que um profissional inteligente tentaria cativar o Cliente com esse serviço "babinha" para quando houvesse um grande problema nos encanamentos de casa eu iria chamá-lo.
Pode ter certeza que quando a sua praga pegar eu não vou procurar nenhum daqueles encanadores que tentaram me explorar na epoca da troca da válvula hydra.

Responder
avatar
autor
30 de agosto de 2009 21:52 ×

O video não está mais disponível no youtube, poderia recolocá-lo? abraço.

Responder
avatar
autor
8 de setembro de 2009 19:21 ×

Infelizmente seu vídeo não está disponível. Tem como mandar fora do youtube?

Responder
avatar
autor
20 de setembro de 2009 12:45 ×

Olá Romário,
Acho que sua dica vai resolver meu problema. Valeu.

Só uma coisa, cadê o video? Será que por ter revelado o grande segredo dos encanadores você foi ameaçado e obrigado a remover seu vídeo? :-)

Responder
avatar
autor
23 de setembro de 2009 15:10 ×

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA PARABENS PELO POST.

Responder
avatar
autor
25 de novembro de 2009 22:00 ×

Eu gostaria de saber sobre a valvula idra bem antiga,se existe reparos pra ela ou se eu tenho que quebrar e trocar tudo?se tiver onde posso en contrar o reparo,pois a idra e bem antiga. Muito obrigado.

Responder
avatar
autor
3 de dezembro de 2009 12:51 ×

Excelente, Romario. Estou com vazamento aqui e tbm me cobraram um valor que achei inescrupuloso. Entao, hoje mesmo EU troco. Obrigado!

Responder
avatar
autor
3 de dezembro de 2009 12:52 ×

Excelente, Romario. Estou com vazamento aqui e tbm me cobraram um valor que achei inescrupuloso. Entao, hoje mesmo EU troco. Obrigado!

Responder
avatar
autor
10 de dezembro de 2009 13:48 ×

Romário, parabéns pelo post. Está bem claro e objetivo.
No entanto, tenho em casa algumas válvulas Hydra BEM ANTIGAS, aquelas em que o acionador tem a forma de uma haste separada da canopla.
Procurei pela internet e não há menção de como executar a troca desse tipo de reparo. Já fiz isso uma vez, há muito tempo atrás e sei que é BEM MAIS COMPLICADO. Lembro ter ficado quase uma hora pra concluir o serviço. E agora, bem, não sei nem onde posso conseguir tal material para repetir a "proeza". Alguma dica?
Abraço!

Responder
avatar
autor
21 de dezembro de 2009 11:48 ×

Eu necessito desse maldito reparo plástico que envolve o acionador. dessa válvula que o César(10.12.2009)explica ai por último. samuelponce357@gmail.com

Responder
avatar
autor
28 de dezembro de 2009 14:38 ×

tentei ver o vídeo, foi removido, vc sabe onde posso achar ? obrigado

Responder
avatar
autor
28 de dezembro de 2009 15:37 ×

Entrei no site da NovaHydra [ http://www.novahydra.com.br/ ] e com o endereço deles fui até uma loja aqui em são Paulo, lá encontrei TODOS os modelos antigos e novos, inclusive o preço dos reparos necessários fui muito barato.

Responder
avatar
autor
Eli
30 de dezembro de 2009 19:35 ×

Olá Romário Jr: Eu tenho uma válvula dessas (2550) aqui em casa há mais de dez anos e nunca havia trocado o reparo. Seu blog foi bastante útil. Só queria sugerir a inclusão do passo "Fechar a água, girando a cruzeta no sentido horário"- (com cuidado pois pode estar emperrada) antes de abrir o corpo da válvula para trocar o reparo. Assim ficará completo, mesmo sem o filme no Youtube. Obrigado!

Responder
avatar
autor
30 de janeiro de 2010 00:05 ×

valeu pela dica, tb. economizei com a mão de obra.

Responder
avatar
autor
31 de janeiro de 2010 16:20 ×

Minha hidra é bem antiga,foi trocada em 83,e não sei como comprar o reparo,já que não tenho mais a embalagem.como saber de que tipo é/era?

Att.

Responder
avatar
autor
15 de fevereiro de 2010 10:55 ×

Uai, o vídeo foi removido?? Pq?? Não me digam que foi pressão dos encanadores e bombeiros hidraulicos?

Disponibilize o vídeo novamente para o povo.
Vlw

Responder
avatar
autor
20 de fevereiro de 2010 07:54 ×

Ótima iniciativa! Parabéns.
Pena que retirou o vídeo.
Tem algum outro link?

Responder
avatar
autor
13 de março de 2010 11:17 ×

velho meus parabens pelo tópico, no meu caso sempre ouvi falar que a troca da valvula hydra era somente para expert's e coisa e tal, mas lendo teu blog fiquei encorajado e pimba!!! eu mesmo troquei e ficou 10!!! na verdade são os maus profissionais que tentam "valorizar" seus serviços dificultando uma coisa que na verdade é muito simples... parabens e continue assim!!!

Responder
avatar
autor
13 de março de 2010 21:23 ×

Ola Romário,
Parabéns por compartilhar o seu conhecimento, mas o vídeo explicativo foi retirado do ar. como faço para assistí-lo.
Obrigado,
beapal@uol.com.br

Responder
avatar
autor
20 de maio de 2010 10:54 ×

Romário,
Parabéns cara, pelo vídeo e pelo posicionamento sobre o assunto. Sim, diga "Não" à exploração, seja ela de qq natureza e venha de onde for. Profissional que é profissional não explora!
Obs. Põe o video no ar cara!Vai ajudar muita gente.

Responder
avatar
autor
3 de junho de 2010 01:28 ×

Parabéns pela atitude e pela prestação de serviço com a informação divulgada.
Infelizmente o video não está mais disponível. Para aqueles que assim como eu procuram pelo video. Encontrei um semelhante e vários outros do mesmo tipo. Vejam em:
http://www.multicoisas.com.br/video/index.php?id=120

Responder
avatar
autor
28 de julho de 2010 16:32 ×

Section Jigsaw Branch: Learn now for free to fix
locks and electrical installation in
www.eletrochave.com.br

Responder
avatar
autor
4 de janeiro de 2011 00:17 ×

Olá Pessoal...é a coisa mt facil sim...e toda valvula da hidra...troca reparos...não só a hidra max...a hidra luxo e outras mais antigas...mas o reparo tem que ser original da deca...e hoje em dia vc encontra em varios depositos ou em assistencia tecnica da deca...ok...sou eletricista e encanador...Tenho a solução pra quem sofre com problema de pouca presão de agua...vai tomar banho...agua pelando e pouca agua...vou ensinar o maçete á vcs, como resolver sem gastar mt e poder tomar um banho legal com mt agua..ok...quem interessar

Responder
avatar
autor
4 de janeiro de 2011 00:19 ×

emersom.ferrara@hotmail.com

Responder
avatar
autor
4 de janeiro de 2011 23:16 ×

O video não está mais disponível no youtube, poderia recolocá-lo? abraço.

Responder
avatar
autor
22 de janeiro de 2011 08:52 ×

Ver http://www.youtube.com/watch?v=UshffLAZsBE&NR=1 , para vídeo sobre reparo de válvula

Responder
avatar
autor
16 de março de 2011 15:12 ×

POIS EU CONCORDO; HÁ SIM EXPLORAÇÃO,
PRINCIPALMENTE SE FOR UMA MULHER A CONTRATAR. ELES ACHAM QUE NÃO ENTENDEMOS NADA. NÃO É O MEU CASO,
CONSRTO TUDO O EU DER CONTA EM CASA.
ADOREI SUA EXPLANAÇÃO SOBRE O CONSERTO DA VÁLVULA.
OBRIGADA E PARABÉNS.

Responder
avatar
autor
7 de abril de 2011 11:33 ×

Romario, muito brigado!!
Estou a 3 dias atraz de um encanador, falei com 3 caras e eles ficaram de vir dar uma olhada e ateh agora nada.Perdi uma manha no trabalho, mas depois de ver suas instruções no blog, troquei facil,facil, gastei apenas 20,00 p comprar o reparo. Meu, o mundo precisa de mais pessoas como você...
Isabel

Responder
avatar
autor
15 de abril de 2011 19:52 ×

boa noite, é o seguinte eu fui tentar trocar o reparo aqui, mais so depois da bagunça feita que eu vim pesquisar na internet.
um pedaço do reparo ficou engastanhado na parte que fica afixado na parede dai eu tentei retirar e quebre tipo uma luva que fica la dentro que recebe o reparo, gostaria de saber se esta luva cujo não sei o nome tem como trocala?
se tiver me da uma dica ai pois já estou quase quebrando a parede e metendo a mão no bolso em 80 reais para comprar uma nova valvula, valel vou deixar meu e-mail caso queira entrar em contato diretamente.
messom77@hotmail.com

Responder
avatar
autor
15 de abril de 2011 20:08 ×

Sinto muito Emerson, agora virou caso de encanador mesmo. Boa sorte!

Responder
avatar
autor
16 de julho de 2011 13:51 ×

Olá amigo, vc tem o manual da contra sede?, pois eu comprei o reparo e a contra sede(parte branca), porém não estou conseguindo de jeito nenhum retirá-la, e não encontro o manual.
se puder me ajudar eu agradeço!
Abraços

Responder
avatar
autor
16 de julho de 2011 13:53 ×

Consegui retirar a contra sede, ela é rosca esquerda!!
Valeu mesmo assim

Abraços

Responder
avatar
autor
4 de agosto de 2011 19:51 ×

É ISSO AI MEU REI VELU PELA DICA

Responder
avatar
autor
18 de agosto de 2011 10:45 ×

Oi, mto bom seu trabalho...mas estou em apuros..é o reparo da válvula..preciso do vídeo para trocar..é possível?glas55@hotmail.com

Responder
avatar
autor
14 de setembro de 2011 18:49 ×

Não encontrei o vídeo do Romário, como todos, mas encontrei outro lá no youtube que poderá ser útil.
Vou anotar o que comprar para procurar amanhã. Não aguento mais essa descarga aqui.
Depois coloco o resultado lá no meu blog Legalmente Esposa.
http://www.youtube.com/watch?v=UshffLAZsBE

Abraços

Responder
avatar
autor
26 de dezembro de 2011 14:28 ×

francisclep@ig.com.br, eu troquei ,mais continua saindo muita água ,algem, pode me da uma dica como p/ de sair tanta água valeu romario jr.

Responder
avatar
autor
9 de janeiro de 2012 11:18 ×

como trocar a valvula de descarga sem retirar a parte de baixo(bengala).?

Responder
avatar
autor
13 de janeiro de 2012 15:22 ×

Tenho em casa a válvula Hydra Luxo... o terror do pessoal de hidráulica. Problema é achar peças originais na minha cidade. Comprei um acionador próprio, mas como não é original acabei ficando com gotejamento. Resultado, acabo de ligar para o técnico vir, só ele consegue arrumar, é o único que consegue o acionador original.
Já para trocar o reparo interno é bastante simples, basta comprar o modelo correto (meia ou um quarto de polegada) e seguir as instruções (horríveis) que estão do lado de fora da embalagem, basicamente trocar borrachas de vedação, atentando para o fechamento da chave do reparo antes de começar a operação. Uma boa dica é limpar toda parte metálica externa com óleo lubrificante anti-ferrugem (spray), também efetuar a limpeza das partes internas com escova e água.
Para quem tem válvulas muito antigas, pode-se desligar o registro do banheiro, desmontar a caixa da parede, desacoplar as peças e levá-las a uma casa hidráulica especializada. Caso surjam dúvidas na hora de montar, uma boa opção é fotografar passo-a-passo a desmontagem, atentando para as posições das borrachas e peças.

Responder
avatar
autor
22 de janeiro de 2012 15:02 ×

Já viram aquele desenho do Ursulão,onde ele não queria pagar um profissional para fazer seus trabalhos domésticos,e acabava dando tudo errado?Pois é, o problema é que as pessoas não fazem no minímo 3 orçamentos,e acham que o bombeiro hidraúlico é charlatão ou explorador por cobrar por um serviço aparentemente simples que muitas vezes não é.
Sou bombeiro hidráulico ,e cada caso é um caso: pressão dàgua, canal injetor ,canal extravazor ,regulagem do tempo de fluxo d'água ,corrosão do eixo da válvula,fundo de válvula danificado,são problemas que somente um profissional hidráulico,e não um curioso qualquer pode fazer.As pessoas tem todo o direito de tentar fazer qualquer coisa para tentar um serviço mais em conta,mas não se pode taxar todo bombeiro hidráulico de explorador.

Responder
avatar
autor
6 de fevereiro de 2012 12:06 ×

obrigada! vou tentar trocar hoje! aqui onde moro o reparo custa 21,00 e o encanaDOR quer 120,00 p fazer a troca! ui!

Responder
avatar
autor
8 de novembro de 2012 19:31 ×

50como faço se a cruzeta nao gira p nehum lugar e a descarga nao funciona eu ja troquei o reparo

Responder
avatar
autor
eu
24 de dezembro de 2012 16:01 ×

eu gostaria de saber e se a água não sai da descarga ou seja não passa por ela fica retida ate mesmo com a válvula aberta mesmo acionando o acionador não sai água o que pode ser ?

Responder
avatar
autor
20 de janeiro de 2013 13:14 ×

Adorei seu blog, sou mulher e moro sozinha e haja grana para esses pequenos reparos. Comprei uma chave de boca 24 e fiz a troca, mas o acionamento da descarga ficou duro, ele aciona, mas tem que fazer muita força. O que faço? Aliás eu substitui pelo mesmo motivo, pq ficou duro de repente.

Responder
avatar
autor
11 de novembro de 2014 15:18 ×

Trocar o reparo é relativamente fácil, mesmo nas válvulas mais antigas. O difícil, no caso das válvulas max e luxo é saber como retirar a sede (que possui anel de borracha que costuma se desgastar, gerando vazamento "invisível") e ninguém informa se a contra-sede é removível, se tem jogo ou se tem que permanecer bem apertada. Também não informam se a contra-sede costuma apresentar algum problema e como trocá-la se vier a se quebrar

Responder
avatar
autor
11 de novembro de 2014 15:25 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
autor
9 de dezembro de 2014 19:53 ×

Muito obrigada, Mário!! Me ajudou muiito!!
Forte abraço!!!

Responder
avatar
autor
29 de maio de 2016 15:58 ×

OLA AMIGO ENCANADOR
VEJA NO VIDEO ABAIXO COMO FAZER A MANUTENÇÃO DA VALVULA 2550 HIDRAMAX COM FERRAMENTAS COMUNS INCLUSIVE COM A CHAVE CASEIRA PARA SEDE E CONTRA SEDE

https://www.youtube.com/watch?v=XN4vSIB-VEA

ABRAÇOS E PARABENS PELO VIDEO.

Responder
avatar
autor
29 de maio de 2016 15:58 ×

OLA AMIGO ENCANADOR
VEJA NO VIDEO ABAIXO COMO FAZER A MANUTENÇÃO DA VALVULA 2550 HIDRAMAX COM FERRAMENTAS COMUNS INCLUSIVE COM A CHAVE CASEIRA PARA SEDE E CONTRA SEDE

https://www.youtube.com/watch?v=XN4vSIB-VEA

ABRAÇOS E PARABENS PELO VIDEO.

Responder
avatar
autor
Obrigado pela sua colaboração