Cliente fiel TEM que pagar mais caro! Tem muita empresa que pensa assim

Não tem segredo, em tempos bicudos só tem duas maneiras de crescer: conquisto novos Clientes ou vendendo mais para os atuais. Mas tem empresa que desvirtua essa segunda opção para “faça seus consumidores pagar em mais pelo mesmo”, como a Editora Abril tentou fazer comigo na renovação da revista Veja:

renovação assinatura abril

Que excelente condição, para eles claro. Imagino quanta gente cai nessa armadilha e aceita a renovação automática das assinaturas de revista e transforma esse suposto desconto em lucro extra para a empresa. Na mesma semana que recebi essa correspondência comparei com o encarte de novas assinaturas da Veja:

folder assinaturas abril

Quer dizer que um novo assinante pagará 12x R$ 77,13 e o velho e fiel consumidor 12x R$ 83,33? Agradeci a consideração recusando a continuidade da minha assinatura e após duas rodadas de negociação com o departamento de retenção obtive uma oferta vantajosa de fato condizente para um fiel Cliente de quase uma década.

Esse é o tipo de coisa que acaba com a reputação de um comércio. Neste caso a Abril tem um departamento (retenção) que trabalha para reverter a cagada do outro (comercial), mas nas pequenas empresas o Cliente vai embora e nunca mais volta. E pior, ainda propaga mundo afora a má fama da sua empresa.

O que você faz na sua empresa para fidelizar Clientes, ações para ele comprar mais e sempre ou faz ele pagar mais pelo que já tem?

Obrigado pela sua colaboração